quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Tauari


Tauari é um dos Distritos de Capanema com mais de 104 anos de existência, dista da sede 22 km. Seu nome deriva do tauarizeiro uma árvore em torno da qual se aglutinaram os colonizadores que seriam mais os tauarienses.

Desconhecemos a data de sua fundação, porém temos uma referência: é a Estrada de Ferro. em 1906, quando ela estava sendo construida sua população era de quatro moradores. Com a conclusão dessa Estrada várias famílias vindas no trem escolheram aquela região para morar, eram em sua maioria nordestinos acrescidos de imigrantes estrangeiros representados por espanhóis, libaneses e portugueses que encontraram ali terra farta, fértil e clima com boa unidade, esses fatores foram decisivos para que em pouco tempo a região se tornasse referência na produção agrícola e também na pecuária. Ao lado do sucesso da terra veio também a instalação e desenvolvimento do comércio.

Quando o trem chegava emTauari e Mirasselvas, os vagões ficavam abarrotados de arroz, algodão, milho e feijão para serem comercializados em Belém (Capital do Estado do Pará) e dali exportados para outros Estados, foi o aumento da produção aliado ao funcionamento do trem que trouxe os comerciantes estrangeiros para Tauari e, antes mesmo de Capanema receber o título de Cidade, Tauari e Mirasselvas contribuiram para a riqueza do município com um comércio consideravelmente grande se comparado ao atual.

Em Tauari já contávamos com 9 grandes lojas, 2 farmácias também grandes, casas comerciais de vários produtos e usina de beneficiamento de arroz e algodão que funcionou até o ano de 1946.

Quando a estrada de Ferro foi extinta, ficou dificil transportar a produção para Capital, aquela fase de desenvolvimento e riqueza não conseguiu manter-se, o declinio econômico, obrigou algumas famílias que até então eram referência no comércio paraense sairem de Tauari para aventura-se em outras paragens mais promissoras.

(Do Livro CAPANEMA: Minha Terra, nossa Gente e sua História da Professora Terezinha Sousa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário